Parte 2: os dois mundos de Jurema

Volte ao artigo principal ou leia a íntegra da entrevista

Nos conhecemos em uma reunião de voluntários da Wikipédia que aconteceu em janeiro aqui em São Paulo. Ex-funcionária concursada da Prefeitura de São Paulo, hoje com 64 anos, ela complementa a renda da aposentadoria atuando como representante de vendas em supermercados.

Ela é ativa na internet desde os anos 1990, quando começou a se embrenhar na rede para fazer sites amadores e participar de listas de discussão sobre o candomblé, movimento no qual ela está envolvida há quase 40 anos.

Ela entrou para o grupo de voluntários da Wikipédia em 2004 por não ter encontrado na enciclopédia na época um artigo sobre candomblé. O acolhimento dos editores veteranos e a disponibilidade de tempo quando esteve desempregada contribuíram para ela se envolver no trabalho.

Durante seus primeiros quatro anos ela serviu a comunidade como administradora, que é um tipo de usuário que atua para resolver disputas e que tem poderes para proteger, apagar ou restaurar páginas.

Hoje, apesar de ter menos tempo, ela continua ativa. Faz correções, traduz, relaciona artigos a categorias temáticas e também acompanha os debates da comunidade. E, como a maioria dos wikipedistas, considera o site uma espécie de segunda casa pela qual ela se sente responsável por ajudar a manter.