Parte 3: qualidade vs. participação

Volte ao artigo principal ou leia a íntegra da entrevista

A Wikipédia talvez seja o principal enclave do projeto original da internet sonhado por cientistas e estudantes antes da abertura da rede para o comércio em meados da década de 1990. O ideal de democratizar o conhecimento permanece, mas a comunidade se divide sobre as maneiras de realizar esse objetivo.

Essas diferenças evoluiram para se tornar duas forças opositoras e complementares. Um grupo defende a bandeira da qualidade do serviço e trabalha para barrar a entrada de conteúdo fora dos critérios de publicação. O outro defende uma postura mais flexível para encorajar a participação de novatos.

Os dois lados têm sua parcela de razão. A visibilidade da Wikipédia a torna um espaço visado por vândalos e também por indivíduos e organizações interessados em manipular a percepção da sociedade sobre determinados assuntos. Mas o volume de publicações e a ênfase para se manter a guarda alerta tem o efeito colateral de apagar também a contribuição bem-intencionada mas muitas vezes incorreta de novatos, e isso desmotiva a renovação do quadro do grupo.