Reactable, a música voltou para o corpo

Reactable. Música táctil. Peças dispostas sobre uma superfície circular - cada uma tem símbolos que uma câmera disposta sobre a mesa identifica e localiza na mesa. Um computador processa essa informação, transformando-a em imagem e em som. A imagem é projetada, dando forma visual à música.

reactable 1

Fazer música é um trabalho que envolve perícia mecânica, coordenação motora - acertar as teclas certas dentro de um ritmo. É em parte como datilografar. A arte pode até existir dentro de você, mas para ela se materializar, você precisa desenvolver uma habilidade corporal.

O Reactable aproxima a música da gente. É um pouco como assobiar. Você vê o que está acontecendo. As peças têm formatos diferentes, cada tipo com uma função: ritmo, tom, efeito. A posição espacial delas na mesa modifica de alguma maneira o som. E alguns objetos também interferem no som gerado por outros dependendo da proximidade entre eles.

Bjork foi o passarinho que espalhou primeiro essa semente. Ela conheceu o instrumento há coisa de um ano. E o Reactable virou uma das atrações de sua turnê mundial. Desde então, outros passarinhos apareceram. Quem tem música na barriga, não se segura.

Vi isso acontecendo na abertura do Campus Party Brasil. O programa era juntar o Reactable (futuro / espanha) com a escola de samba (tradição / brasil). Mas um passarinho menino pulou de dentro do Ministro de Estado e ele se entregou à música, amarrando as duas beiradas com sons de improviso e frases do "cancioneiro popular".

Reactable é a coisa mais bacana que eu vi neste Camus Party. Conjuga tecnologia e arte a ponto de não se saber separar uma da outra. E leva de volta a música para o corpo, como o pé batendo no chão, como cantar, que a gente faz sem escola, vivendo a música, sendo música.

reactable cp 2

reactable cp 3




Comments

O Reactable é sensacional. Vi ele sendo usado no show da Björk o ano passado e fiquei esses meses atrás de alguma referência até chegar o Campus Party pra tirar minhas dúvidas. Insano, demais!

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options