Quer um site de sucesso, tenha uma boa idéia

Qual é a coisa mais cara na produção de um site de sucesso? Programadores? Designers? Serviços jurídicos? Registro de domínios? Equipe para atualização e manutenção? Na minha modesta opinião, isso tudo não vale uma boa idéia, ao mesmo tempo original e realista, que circunscreva uma brecha ainda inexplorada e que desperte o interesse de usuários. Conheça a seguir três exemplos: Truemors, The Huffington Post e Brijit.

Uma talvez vantagem de estar na periferia do mundo é não ter que fazer tanto esforço para chegar a uma boa idéia. Ainda mais tendo a internet para catalizar e filtrar os resultados. Tem modelos simples e ainda originais por aqui esperando para serem implementados. Veja mais exemplos a seguir.

O criador do site Truemors - de jornalismo gonzo colaborativo voltado ao público masculino jovem - não pediu a ajuda de investidores, não precisou desenvolver uma ferramenta de administração do zero (usou o WordPress) e lançou seu produto com 1,5 editores, gastando no total US$ 12 mil. Aqui ele faz um balanço dessa experiência.

Para que ler o The New York Times? O The Huffington Post atrai um público parecido, mas que têm menos tempo para ler o jornal impresso. Seu lema é notícia e opinião, sua posição editorial tende para a esquerda, mas não a ponto de parecer panfletário. Sua equipe de editores não produz conteúdo novo; eles fazem uma seleção de bom gosto das notícias do dia. Esse material é temperado com a participação diferenciada de blogueiros, aparições ocasionais de artigos assinados por famosos e muito debate entre os usuários nas áreas de comentários. O sucesso do site é parcialmente creditado à rede de contatos da criadora do projeto.

O Brijit vai na linha do HuffP: é um filtro para leitores inteligentes e apressados. Mas consegue encontrar outro nicho, talvez um pouco mais sofisticado e com mais apelo ao usuário internacional. Ao invés de correr atrás de notícias diárias, ele se propõe a varrer as revistas como The New Yorker e The Economist, e oferecer resumos de cem palavras dos artigos mais legais. Assim, no corre-corre cotidiano você não vai perder o conteúdo diferenciado dessas publicações. E detalhe: o site convite os usuários a enviarem seus resumos.




Comments

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options