A narrativa a partir da qual os "apóstolos" da internet pregam sobre as novas mídias

Clay Shirky é um orador notável, mas quero chamar atenção para outro aspecto desta palestra, registrada recentemente no TED Edimburgo - veja no fim desta página.

Vamos esquecer sobre o que ele está falando e vamos pensar na história que ele está contando. Vamos pensar na narrativa.

Vou tentar resumir: A Ciência confiou aos homens uma revelação. Uma vanguarda de heróis (programadores) e também pessoas de outros círculos estão levando essa "boa nova", por palavras e atos, pelo mundo a fora. Só que essa boa nova não interessa os ricos & poderosos (governos, empresários e reacionários em geral). Mas isso não importa porque a força de convencimento da boa nova, a verdade que ela contém, indica que é uma questão de tempo até essa verdade se espalhar pelo mundo, a despeito dos R&P, e a paz e a luz prevaleçam sobre a discórdia e as trevas.

Eu tenho a impressão de que toda a idéia sobre essa tecnologia - sobre a internet - é contada por esses gurus dessa forma ou de uma forma semelhante a essa. É uma narrativa ultra convincente - é a história principal da Bíblia cristã - que vende uma promossa de redenção. E que tem uma ligação com o pensamento liberal político representado pelo estado da Califórnia: o estado é inimigo das pessoas, impostos servem apenas para alimentar corruptos no poder, algo nessa linha.

Ou não.