O conceito de núvem de tags

nuvem de tags

Essa farmácia fica na Paulista, esquina com Bela Cintra. É curioso ver a idéia da nuvem de tags servido de inspiração (ou terá sido coincidência?) para a decoração da vitrine.

A nuvem de tags, como muitos já sabem, vai sendo montada diariamente e as palavras variam de tamanho segundo a incidência de cada termo.

Eles provavelmente aproveitaram apenas a parte visual da nuvem, alterando o tamanho segundo o peso da relação da palavra com o segmento comercial e com a esta farmácia particularmente.

Só deixaram passar um detalhe: nas nuvens de tag online, tamanho e cor variam juntos. Quanto maior, as letras ficam mais pra uma cor, e quanto menor, para outra. (Neste blog a cor não muda.) E eles alternaram tamanho e cor de maneira aleatória.

Na verdade, pra eles, isso não faz diferença.




Comments

Juliano, acho que foi muito mais uma solução de arte do que algo pensado. Há mais de 10 anos está na moda usar palavras que possam atestar consumo ou forma de consumo, como se fosse uma maneira subliminar de influenciar a decisão de compra de última hora. É algo como se a pessoa estivesse na Paulista e de repente, ao ler algo, lembrasse de um produto. No caso da Onofre é um conceito de bem-estar, que é o conceito-chave da empresa. Por isso tem massagem, esteticistas e outros serviços em uma Onofre. Visualmente parece uma nuvem de tags mas na minha opinião se trata de uma solucão de arte para uma vitrine.

Spyer-san,

eu iria com menos rigidez ao pote! Nuvem de tags eh, tao somente, a distribuicao de uma folksonomia em forma de (ahem) nuvem. Cor, tamanho e outras informacoes visuais podem ser usadas - ou nao - para agregar ainda mais valor informativo.

Ja vi por ai diferentes modelos de uso... em um, o tamanho indica o quao recente eh o uso daquela tag e a cor indica a repeticao. Em outro, vice-versa. Tem tagcloud que nao eh ordenada alfabeticamente e o posicionamento traz uma terceira camada de informacao... enfim, sao varias as permutacoes.

Deixo uma bola quicando. Tag cloud funciona? Como mecanismo de navegacao? Ou eh soh mais um eye-candy 2.0? O IG colocou na home, durante um tempo, uma tag-cloud com as keywords da busca... nao deu certo e eles tiraram... aparentemente nao colou. E ai?

Meus 2 centavos de florim,

Minha empolgação com Tag Cloud data de 2004/2005 e teve seu ápice quando vi a nuvem no blog do spiceee*. Ali eu vi uma aplicação 100% pertinente. um link dá acesso a uma tag cloud que empurra o conteúdo do site para baixo. No começo, se não me engano, a tag era bem mais cheia, hoje está bem clean. Quase uma lista de categorias.

Depois de 2005 eu passei a desacreditar. Acho mesmo que com a adoção por mais e mais sites, passei a enxergar a nuvem como sujeira mesmo... Ainda acho válido a forma como o andre avorio** e o tiago doria*** usam. E creio não ser à toa que ambos usam de modo semelhante, como atalho pro del.icio.us. Tag cloud e del.icio.us nasceram um pro outro, afinal as tags deveriam ser o único input necessário (descrição é expletiva e o titulo deveria ser obrigação do desenvolvedor do site).

* - http://www.spiceee.com/pensaletes/
** - http://andreavorio.com/
*** - http://tiagodoria.com.br/

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options