Warning: Table './db186965_naozero/watchdog' is marked as crashed and should be repaired query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, variables, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '%message in %file on line %line.', 'a:4:{s:6:\"%error\";s:7:\"warning\";s:8:\"%message\";s:40:\"Creating default object from empty value\";s:5:\"%file\";s:93:\"/nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc\";s:5:\"%line\";i:33;}', 3, '', 'http://naozero.com.br/taxonomy/term/116', '', '54.162.253.34', 1527012557) in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/includes/database.mysql.inc on line 135
palestra | Não Zero

palestra

warning: Creating default object from empty value in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

LittleBits of Geeky Fun: onde compra?!

Este projeto mereceu a chuva de aplausos oferecidos pela platéia do TED que a assistiu. A ideia de simplificar e tornar componentes eletrônicos mais manuseaveis a partir de códigos de cores e imãs está de mãos dadas com o aprendizado que acontece pelo fazer e pelo experimentar. E, meus amigos, que nome sensacional é esse escolhido: LittleBits!

Muitos amigos da infância e da adolescência se envolveram com a eletrônica e seguiram esse chamado para realizar coisas. Eu não dei o passo seguinte, da mesma maneira como tive preguiça para aprender um instrumento. Talvez tivesse sido diferente tendo esse pacotinho de eletrônica quebra-cabeças. Pode ser.

Comentários



Peter Senge palestrará em SP sobre organizações que aprendem

O Banco Real está trazendo um intelectual americano, o professor Peter Senge, do MIT, para palestrar no primeiro Encontro de Sustentabilidade de 2009, dia 1 de junho, 19:30h. Não conheço o trabalho dele, mas o MIT é uma instituição importante mundialmente na área da tecnologia e o assunto da palestra também me chamou a atenção: organizações inteligentes, que aprendem e resolvem problemas coletivamente. Honestamente tenho um pouco de preguiça do tipo de livro que traz regras - tipo: as nove passos para o sucesso, coisas assim. E no livro dele, segundo o verbete da Wikipedia em inglês, "The five disciplines represent approaches (theories and methods) for developing three core learning capabilities: fostering aspiration, developing reflective conversation, and understanding complexity." Mas quero tirar as minhas conclusões.

Comentários



Reinaldo Azevedo conta como fazer um blog de sucesso

Graças ao convite do Roberto Gerosa, editor-executivo da Veja.com, assisti na segunda (24) o blogueiro e jornalista Reinaldo Azevedo palestrando aos jornalistas da Editora Abril sobre como fazer um blog de sucesso.

Reinaldo Azevedo conta como fazer um blog de sucesso from juliano spyer on Vimeo.




Longe e perto - divagações sobre presença e distância online

Perto e longe - Começa o primeiro dia do Digital Age 2.0. Lessig é chamado ao palco.

A apresentação dele - esta - lembra um pouco um filme mudo com acompanhamento ao vivo de um pianista. Palavras aparecem em sequência formando frases curtas. De tanto em tanto, uma imagem. E a voz dele, costurando, dá textura e cadência para as idéias.

Ao mesmo tempo em que a presença dele é quase dispensável para que o show aconteça, tendo em vista a disponibilidade de tecnologia para colar a voz às imagens e automatizar totalmente o processo, o efeito nunca será o mesmo. E não só pelo fetiche de estar na presença dele, mas pela comunicação quase subliminar que se estabelece entre palestrante e platéia.

Intervalo. Na sequência, Seth Godin faz sua palestra ao vivo mas por teleconferência. (Pelo que eu notei, o sistema inclui um mecanismo de feedback para o palestrante ver e ouvir a audiência, mas não tenho certeza.)

Longe e perto - Contraste absoluto com Lessig. Arquetipicamente, um é o nerd e o outro é o vendedor. Ambos brilhantes a seu modo.

A presença imaterial de Seth, expandida e flutuando no palco, me lembrou o Big Brother - o original. Mas esse estranhamento se dissipa ao vê-lo naturalmente trazendo à cena seu copo de uísque para molhar as idéias, gestos e expressões faciais substituindo o Power Point.

Improvisos, um quê de palestra motivacional - tipo: pense fora da caixa, etc - mas com agilidade, repertório e articulação. (E achei legal quando ele apontou que mídia social não era uma cauda que você colocava sobre o prato principal.)

Divagações - Outro dado que eu ouvi nos bastidores do DA2.0: quando alguém entra em contato para sondar a disponibilidade do Lessig para participar de eventos, a secretária dele já avisa para tratá-lo sem intimidade, nada de dizer "Larry" e sim, em inglês, "professor" - em português, equivale a "doutor".

Já no caso de Seth Godin, é até esquisito escrever apenas "Godin" para me referir a uma pessoa cujo blog se chama "Seth's Blog".

As normas também precem produzir um efeito online.

É curioso que essas duas apresentações tenham acontecido na sequência uma da outra para se pensar - e eu não estou tirando conclusões, só compartilhando - nas nuances da "presença presencial" e da presença online.




Convergência de mídias é tema de palestra na ECA-USP

De Beth Saad: Para discutir o que significa realmente convergência, relatar casos de sucesso como as recentes transformações implantadas pelo Daily Telegraph, na Grã Bretanha ou o The New York Times nos Estados Unidos, discutir sobre o novo tipo de relacionamento com o público e usuários, o Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais da ECA-USP convidou a professora Charo Sábada, especialista no tema.

Sábada é professora da Universidade de Navarra, na Espanha, integrante do Laboratório de Mídias da Faculdade de Comunicação – MMLab e vem se dedicando como pesquisadora e consultora ao tema convergência nas empresas informativas.

Leia a íntegra da mensagem aqui.




Syndicate content