Warning: Table './db186965_naozero/watchdog' is marked as crashed and should be repaired query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, variables, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '%message in %file on line %line.', 'a:4:{s:6:\"%error\";s:7:\"warning\";s:8:\"%message\";s:40:\"Creating default object from empty value\";s:5:\"%file\";s:93:\"/nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc\";s:5:\"%line\";i:33;}', 3, '', 'http://naozero.com.br/taxonomy/term/148', '', '54.81.183.183', 1527224941) in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/includes/database.mysql.inc on line 135
utopia | Não Zero

utopia

warning: Creating default object from empty value in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

A narrativa a partir da qual os "apóstolos" da internet pregam sobre as novas mídias

Clay Shirky é um orador notável, mas quero chamar atenção para outro aspecto desta palestra, registrada recentemente no TED Edimburgo - veja no fim desta página.

Vamos esquecer sobre o que ele está falando e vamos pensar na história que ele está contando. Vamos pensar na narrativa.

Vou tentar resumir: A Ciência confiou aos homens uma revelação. Uma vanguarda de heróis (programadores) e também pessoas de outros círculos estão levando essa "boa nova", por palavras e atos, pelo mundo a fora. Só que essa boa nova não interessa os ricos & poderosos (governos, empresários e reacionários em geral). Mas isso não importa porque a força de convencimento da boa nova, a verdade que ela contém, indica que é uma questão de tempo até essa verdade se espalhar pelo mundo, a despeito dos R&P, e a paz e a luz prevaleçam sobre a discórdia e as trevas.

Eu tenho a impressão de que toda a idéia sobre essa tecnologia - sobre a internet - é contada por esses gurus dessa forma ou de uma forma semelhante a essa. É uma narrativa ultra convincente - é a história principal da Bíblia cristã - que vende uma promossa de redenção. E que tem uma ligação com o pensamento liberal político representado pelo estado da Califórnia: o estado é inimigo das pessoas, impostos servem apenas para alimentar corruptos no poder, algo nessa linha.

Ou não.

Comentários



Parte 3: qualidade vs. participação

Volte ao artigo principal ou leia a íntegra da entrevista

A Wikipédia talvez seja o principal enclave do projeto original da internet sonhado por cientistas e estudantes antes da abertura da rede para o comércio em meados da década de 1990. O ideal de democratizar o conhecimento permanece, mas a comunidade se divide sobre as maneiras de realizar esse objetivo.

Essas diferenças evoluiram para se tornar duas forças opositoras e complementares. Um grupo defende a bandeira da qualidade do serviço e trabalha para barrar a entrada de conteúdo fora dos critérios de publicação. O outro defende uma postura mais flexível para encorajar a participação de novatos.

Os dois lados têm sua parcela de razão. A visibilidade da Wikipédia a torna um espaço visado por vândalos e também por indivíduos e organizações interessados em manipular a percepção da sociedade sobre determinados assuntos. Mas o volume de publicações e a ênfase para se manter a guarda alerta tem o efeito colateral de apagar também a contribuição bem-intencionada mas muitas vezes incorreta de novatos, e isso desmotiva a renovação do quadro do grupo.

Comentários



Dreams from Obama - o que eu sei sobre o possível candidato democrata à presidência dos EUA

Há uns dois ou três anos, ganhei de uma amiga negra americana o primeiro livro do atual senador Barack Obama. Mergulhei no livro, fascinado pela prosa ao mesmo tempo elegante e consistente, das melhores que eu já li em inglês, e também pela história desse homem, talvez futuro presidente dos Estados Unidos, com chances reais de ser eleito.

A história do Obama parece ter fundido a cuca de todo mundo. Se você fechar os olhos e escutar ele falando, é um homem branco, educado nas universidades de elite dos Estados Unidos. E no contexto norte-americano, talvez ele esteja mais para branco do que para negro, porque sua mãe era branca do Sul e seu pai, negro africano, apenas viveu nos América nos anos de estudante.

Daí você abre os olhos e vê que aquele homem carismático e refinado com as palavras é atualmente - corrijam-me se eu estiver enganado - o terceiro senador negro da história do Senado americano. Ou seja, ao longo da história do país, apenas três pessoas com ascendência africana conseguiram votos - acho que cada estado tem direito a dois senadores - para entrar ali como homens públicos a serviço dos cidadãos.




Syndicate content