Warning: Table './db186965_naozero/watchdog' is marked as crashed and should be repaired query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, variables, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '%message in %file on line %line.', 'a:4:{s:6:\"%error\";s:7:\"warning\";s:8:\"%message\";s:40:\"Creating default object from empty value\";s:5:\"%file\";s:93:\"/nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc\";s:5:\"%line\";i:33;}', 3, '', 'http://naozero.com.br/taxonomy/term/160', '', '54.167.225.62', 1498621795) in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/includes/database.mysql.inc on line 135
tv | Não Zero

tv

warning: Creating default object from empty value in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

Os segredos do YouTube: série de vídeos e oficina

Entre 2010 e 11 eu mergulhei como antropólogo no dia a dia das pessoas comuns que se comunicam via vídeos publicados no YouTube e isso rendeu uma pesquisa de mestrado.

Na pesquisa antropológica a gente tenta se transforma naquilo que está estudando e não apenas observa de longe. A meta é entender as lógicas internas da cultura do outro.

Olhando o mundo a partir do YouTube, fiquei surpreso com a falta de entendimento que as pessoas de fora têm sobre esse ambiente de comunicação.

Conceitos como o que é "amador" e "profissional" ou "privado" e "público" deixam de fazer sentido no YouTube. Por exemplo: uma pessoa pode ser famosa no YouTube e continuar anônima. Os vídeos que ela faz atraem centenas de milhares de visualizações, mas a gente diz que são "amadores".

O grande segredo de quem adotou o YouTube como plataforma para falar com o mundo é que existe, sim, uma técnica para a produção de vídeos de sucesso. Mas ela está tão fora do nosso campo de visão sobre o que um vídeo deva ser que só aprende quem se envolve com isso.

Já ouvi muita gente se queixar do mundo acadêmico, de como a contribuição científica, especificamente nas ciências humanas, dificilmente chega para a sociedade. Eu também fico puto com isso. Depois de por tanta energia pesquisando, o trabalho recebe uma nota e pronto.

- Parabéns, você está aprovado...

Não quero que seja dessa forma. A pesquisa já está feita. Com um pouco mais de trabalho ela sairá dessa casca de palavras difíceis para ficar muito mais acessível. E você pode ajudar isso a acontecer.

A minha meta é trabalhar um mês transformando os principais insights da minha pesquisa sobre o YouTube em vídeos a serem publicados no próprio YouTube. E pelo site Catarse, esse esforço pode ser compartilhado entre muitas pessoas.

O vídeo lá em cima explica tudo isso direito. O ponto é que com muitas pessoas oferecendo um pouquinho este projeto vai levantar vôo. E quem quiser ter esse conhecimento ao vivo e a cores em uma oficina presencial, é só doar a partir de R$ 200. Mas nesse caso as vagas são limitadas.

Vamos?

Informação complementar:

O programa de mestrado que eu fiz de chama Antropologia Digital - link.

Você pode baixar a minha pesquisa em PDF nesta página.

Comentários



Relação de empresas e veículos de notícia brasileiros no Twitter

Ontem pedi ajuda pelo Twitter para encontrar listas de veículos de comunicação no Brasil e, ao contrário disso, recebi várias respostas de pessoas pedindo para eu repassar essa lista caso eu a conseguisse.

Juntei algumas contribuições que chegaram, pesquisei alguns nomes mais óbvios e estou compartilhando aqui sabendo que o resultado ainda está incompleto, principalmente por a lista reunir mais veículos do eixo Rio-SP.

Quem souber de outros perfis que não estejam listados, por favor, informe pela área de comentários para eu ir atualizando a página. Não incluí nomes de indivíduos, que são muitos, apenas de empresas, veículos ou programas especificamente de notícias. Agradeço antecipadamente.

NACIONAIS
TELEVISÃO
bandjornalismo
tvbandnews
SBTonline
tvsbt
jornaldosbt
tvrecord
record_imprensa
redetvi
Noticias_MTV
rede_globo
jhoje
showdavida
http://twitter.com/globonoticias

REVISTAS
RevistaEpoca
revistaepocasp
epocanegocios
Veja
http://twitter.com/RevistaISTOE
http://twitter.com/portal_exame
http://twitter.com/cartacapital

RÁDIO
http://twitter.com/jornaldacbn

ONLINE
meio_e_mensagem
bluebusbr
ultimosegundo
portalterra
G1
uol_noticias
portalUOL
portalr7
idgnow
observatorio
http://twitter.com/iG
http://twitter.com/YahooNoticias
http://twitter.com/UOLNoticias
http://twitter.com/uol_noticias
terranoticiasbr
terraaovivo
terraorbitabr
terratvbrasil

INTERNACIONAIS EM PORTUGUES
reutersbr
http://twitter.com/dw_portuguese
http://twitter.com/WSJPortugues
bbcbrasil

REGIONAL - SUDESTE

TELEVISAO
@redeminas - minas
tvcultura
rodaviva

JORNAIS
jornaloglobo
estadao
folhadesp
valor_economico
Braziliense
http://twitter.com/correiodobrasil
http://twitter.com/jbonline
atribunasantos
@portaluai - minas
@otempoonline - minas
@jornalotempo - minas
@jornalhojeemdia - minas
@dcomercio1 - sao paulo

Os veículos do grupo O Dia do Rio de Janeiro
Jornal O Dia - @jornalodia
Meia Hora - @meiahora
Jornal Campeão - @jornalcampeao
Rádio FM O Dia - @radiofmodia

RADIOS
cbnrio
radioculturabr

REGIONAIS - NORTE
@oliberal
@diariodopara,
bomdiaam
portalamazonia
amazonasemtempo
am_noticias
amazonia_hoje
amazoniawebtv
jornalam
jornal_acritica

REGIONAIS - SUL
anonline
http://twitter.com/correio_dopovo
http://twitter.com/RdGaucha
zerohora

REGIONAIS - NORDESTE
opovoonline
alagoas - http://twitter.com/gazetaweb

Pernambuco
@jc_online
@pepontocom
@folhape

Sergipe

PORTAIS
Infonet @portal_infonet
Ne Notícias @nenoticias
Emsergipe.com - @emsergipe

JORNAIS
Correio de Sergipe @correiodesergip
Jornal da Cidade - @portaljc

AGÊNCIAS
Agência Voz - @agenciavoz
Agência Unicom - @agenciaunicom

Ceará
http://twitter.com/diarioonline
http://twitter.com/oestadoce
http://twitter.com/tvverdesmares
http://twitter.com/TVCIDADEFORTALE
http://twitter.com/tvjangadeiroSBT
http://twitter.com/tvassembleiace

REGIONAIS - CENTRO OESTE
Jornal
@jornal_opopular - GO
@diario_da_manha - GO
@jornaloreporter - GO
@jornalestado - GO
@tvca - MT
@maismt - MT

TV
@tvserradourada - GO
@tvanhanguerago - GO
@esportetotalgo - GO

Rádio
@interativafm - GO
@cbngoiania - GO
@radio640am - GO
cbnbrasilia

OnLine
@portalgoiasnet - GO

Governo
@goiasagora - GO

APANHADOS
http://www.band.com.br/twitter/
http://twitter.uol.com.br/
http://oglobo.globo.com/globotwitter/
http://opovo.uol.com.br/twitter/
http://www.estadao.com.br/twitter/
http://cbn.globoradio.globo.com/twitter/index.htm
http://twitter.com/tvcultura/following
http://twitter.com/folhadesp/following
http://twitter.com/RevistaEpoca/epoca/members
http://twitter.com/rede_globo/following
http://twitter.com/estadao/following

NAO USADO
oGloboredetvoficial
Rede_Gazeta
radioeldorado

Comentários



será que a tv a cabo será a próxima vítima da internet?

é bacana estar testemunhando o desenvolvimento da internet. as coisas estão sendo inventadas, ninguém sabe direito o que funciona. esses dias eu via um documentário sobre o desenvolvimento da aviação na passagem do século 19 para o 20 e era assim. voar com um instrumento mais pesado que o ar não existia inclusive conceitualmente e isso atraía pessoas interessadas em construir a ponte entre a imaginação e a realidade.

estou falando disso agora por ter acabado de tomar conhecimento de um serviço novo chamado hulu, um dos destaques da Web em 2008 junto com Facebook e Twitter segundo a PC Magazine. mas, afinal, para que serve o hulu?

Comentários



Globo supostamente ignorou a exposição Star Wars em SP

Ontem estivemos na abertura da exposição sobre a saga Star Wars. Não faltaram jornalistas para cobrir esta que é a exposição mais badalada do momento na cidade - no nível da do Corpo Humano e com valor compatível: o ingresso inteiro custa R$ 30.

O ator Anthony Daniels, que "enlatou" o personagem C3PO e é o embaixador oficial do evento, disse que esta era a melhor montagem que ele já tinha visto, e explicou que nos outros países, as montagens aconteceram em museus, o que quebra o clima. Em Sampa, as maquetes, pedaços de cenário, roupas, fantasias, fotos e objetos de todos os tipos estão no Porão das Artes do prédio da Bienal do Ibirapuera. É um espaço literalmente underground, sem janelas, que em si já lembra um ambiente futurista. Imagine ele decorado, paredes geométricas em relevo, ambientes escuros - veja algumas fotos publicadas no Terra.

Eu dizia no começo que a imprensa apareceu em peso. Apenas uma falta foi registrada, a da Rede Globo.




Syndicate content