Warning: Table './db186965_naozero/watchdog' is marked as crashed and should be repaired query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, variables, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '%message in %file on line %line.', 'a:4:{s:6:\"%error\";s:7:\"warning\";s:8:\"%message\";s:40:\"Creating default object from empty value\";s:5:\"%file\";s:93:\"/nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc\";s:5:\"%line\";i:33;}', 3, '', 'http://naozero.com.br/taxonomy/term/165', '', '23.20.183.212', 1495544295) in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/includes/database.mysql.inc on line 135
denúncia | Não Zero

denúncia

warning: Creating default object from empty value in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

Afastar quem quer e pode fazer a diferença é um crime contra a sociedade

Conheço do Daniel Cohenca e a família dele há bem mais de dez anos. Ele é amigo de infância de um amigo mútuo que nos apresentou na época que fizemos a graduação na USP.

O Dani se mudou com a família para uma vila no Pará chamada Alter do Chão porque ele e a mulher são biólogos e por buscarem um estilo de vida diferente do que se tem nas cidades.

Não lembro se ele já foi para trabalhar como guarda florestal ou se a oportunidade apareceu depois da viagem. O fato é que talvez existam poucas pessoas preparadas como ele para fazer esse trabalho.

Ele reúne o sentimento de dever de preservar a floresta com a formação acadêmica para sustentar esse dever.

Acho que se a internet tem alguma virtude, algum propósito, é o de permitir que a opinião da gente circule para além dos nossos pequenos círculos de conhecidos.

Por isso estou publicando este testemunho, para dizer que eu conheço o Daniel, acompanho de longe a atuação dele, e que não faz sentido ele ser exonerado por denúncias de "corrupção".

Não sei se a história abaixo é verdadeira, não sei se ele ou a família estão correndo algum perigo e não quero julgar apressadamente a situação, mas considero ser um crime contra a sociedade quando afastam do cargo justamente quem quer e pode fazer a diferença.

Vou escrever para o Daniel e assim que receber alguma resposta, compartilho.




A blogosfera me transporta a Havana

Em dezembro de 2002 passei quase duas semanas em Havana, Cuba - registrei a experiência em duas crônicas, aqui e aqui. A desculpa para ir foi por eu estar literalmente ao lado, vivendo na ilha vizinha de Porto Rico. Mas como Porto Rico faz parte dos Estados Unidos, precisei fazer escala no Panamá para chegar a Cuba. O translado, incluindo o tempo passado no aeroporto entre um vôo e outro, deve ter durado umas seis horas, algo assim, não lembro mais.

Cuba é um mistério. Difícil dizer se voce não esteve lá. Tenho uma amiga Geração 68 que escapa à solução fácil e reconhece a dificuldade de se tomar partido. Sim, existe a voz majoritária, o poder central, mas ao mesmo tempo - digo por experiência própria - é de se arrepiar o nível de educação formal que os cubanos têm. Vou colocar no final deste post uma das mensagens que recebi de uma amiga cubana para vocês verem a elegância e o domínio da linguagem escrita.

Me lembrei dessa amiga lendo agora os últimos posts do blog Generación Y, que vem recebendo bastante atenção recentemente por representar talvez a voz mais original e consistente de crítica ao regime Castrista vindo da ilha.




Por que a imprensa não noticia o Dossiê do Nassif sobre a Veja?

Ontem fiquei sabendo, pelo post do blog Biscoito Fino, do dossiê do jornalista Luis Nassif sobre a revista Veja e do silêncio da grande mídia em relação ao assunto. Nassif investiga os motivos que levaram o maior semanário brasileiro a se transformar em "um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho". São palavras fortes vindas de um profissional credenciado, mas os veículos se fazem de desentendidos.

Uma busca simples pelo Google mostra que fora a Carta Capital e o Observatório da Imprensa, apenas blogueiros e canais alternativos via internet mantém o assunto vivo. Por que os jornalistas dos grandes veículos estão privando a sociedade brasileira de participar desse debate? Onde está o compromisso do comunicador de apurar, destrinchar e informar seu público?

Em 2005, a Veja publicou que "o mérito da Wikipedia ... é o mesmo da internet em geral: é uma fonte democrática de conhecimento que permite atualização rápida. O difícil é saber em que informação confiar." Ironicamente, a Wikipedia já menciona o Dossiê, "furando" todos aqueles que defendem a importância do notório saber para a produção de jornalismo de qualidade.




Globo supostamente ignorou a exposição Star Wars em SP

Ontem estivemos na abertura da exposição sobre a saga Star Wars. Não faltaram jornalistas para cobrir esta que é a exposição mais badalada do momento na cidade - no nível da do Corpo Humano e com valor compatível: o ingresso inteiro custa R$ 30.

O ator Anthony Daniels, que "enlatou" o personagem C3PO e é o embaixador oficial do evento, disse que esta era a melhor montagem que ele já tinha visto, e explicou que nos outros países, as montagens aconteceram em museus, o que quebra o clima. Em Sampa, as maquetes, pedaços de cenário, roupas, fantasias, fotos e objetos de todos os tipos estão no Porão das Artes do prédio da Bienal do Ibirapuera. É um espaço literalmente underground, sem janelas, que em si já lembra um ambiente futurista. Imagine ele decorado, paredes geométricas em relevo, ambientes escuros - veja algumas fotos publicadas no Terra.

Eu dizia no começo que a imprensa apareceu em peso. Apenas uma falta foi registrada, a da Rede Globo.




Syndicate content