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edelman | Não Zero

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Conheça as idéias que nortearam a criação do blog da Ruffles

A Pepsico, empresa responsável pela marca de batatas Ruffle, lançou recentemente um blog para seu público principal, que são adolescentes. A Edelman assina o projeto que se diferencia por não tentar disfarçar uma mensagem publicitária tradicional na ação online.

Os autores do blog foram garimpados em sites de relacionamento como o Orkut por serem comunicativos e hubs de conversas dentro de suas comunidades. É um projeto ousado e relacionado a uma empresa conhecida mundialmente. É feito a base de conversas que não precisam fazer referência ao produto anfitrião - só por isso já merece distinção.

Assim que o projeto foi lançado mandei algumas perguntas para a Thiane Loureiro, da Edelman Digital, que me respondeu no começo deste mês dando informações sobre os bastidores da elaboração do projeto.




Release anunciando o lançamento do blog da Ruffles

RUFFLES LANÇA BLOG “LIVRE EXPRESSÃO”

PARA FAZER BARULHO NA WEB

A iniciativa abrirá uma nova conversação entre a marca e seu público-alvo

São Paulo, agosto de 2008 – Ruffles lança o blog Livre Expressão (www.bloglivreexpressao.com.br). Seis jovens, três rapazes e três moças entre 18 e 21 anos, cheios de energia e idéias na cabeça serão os responsáveis pelo “barulho” no blog.

O objetivo do Livre Expressão é de troca de idéias e conversação entre os jovens. Como uma ferramenta de relacionamento, o blog é um complemento às ações de marketing e comunicação de Ruffles. “O Livre Expressão é um novo canal de aproximação com o target da marca, um jeito inovador de ouvir nosso consumidor, que vai muito além do focus groups. Vamos entender o universo da marca por meio dos interesses, anseios, afinidades e projetos pessoais dos jovens”, comenta Carlos Ricardo, VP de Marketing da Pepsico.

A marca busca aproximar-se de sua audiência na rede, de maneira participativa e colaborativa e, por isso, convidou jovens de diferentes perfis para fazer parte do blog Livre Expressão. Cada um, dentro do seu estilo e com seu ponto de vista, promoverá essa troca de experiências com a marca e com o público de Ruffles, e quem mais quiser participar dessa conversa.

Os blogueiros foram encontrados em redes de relacionamento, outra iniciativa pioneira da marca. Os jovens do “barulho” são inquietos e autênticos, com diferentes projetos pessoais e interesses, que gostam de se comunicar. Esses foram os principais critérios para a escolha do grupo, além de, nesse primeiro momento, ser levado em consideração o fato de residir em São Paulo. “Nós pesquisamos perfis em blogs, Orkut e MySpace, e depois partimos para o convite. Todos aceitaram participar quando conheceram o projeto. Queríamos que eles curtissem a idéia de ser um dos blogueiros e estamos muito satisfeitos, pois foi exatamente o que aconteceu”, diz Carlos Ricardo.

Com o blog, a Ruffles espera fazer barulho num canal freqüentado por seus consumidores: a Internet. Em contrapartida, os blogueiros serão convidados para ações da marca e receberão os lançamentos em primeira mão. Além disso, freqüentarão eventos culturais pela cidade, desde desfile de moda, campeonatos de skate, shows, cinema, peças de teatro até dança de rua, entre outras. “Eles vão comentar sobre o que tiverem vontade, as atividades apenas provocarão e movimentarão a conversa, com a transparência e a liberdade de expressão que o blog exige” finaliza Carlos Ricardo.

Os Blogueiros

André Torres (Dedo). Ele curte dança de rua, está cursando Publicidade e Marketing e quer ser diretor de Criação. Adora balada e carpaccio. Possui um fotolog.

Nathalie Hornhardt (Nath). Aos 20 anos, é atriz, autora e roteirista. Mochileira convicta e apaixonada por samba rock, salsa e hip hop. Está cursando Rádio e TV.

Arielle dos Santos. Cansou de ter que soletrar o próprio nome. Aos 19 anos, cursa jornalismo, pois ama escrever, se diz eclética e contraditória. Mantém um fotolog.

Juliana Biscalquin (Ju). Com 21 anos, estuda jornalismo e adora MPB. Gosta de explorar novas culturas, diz que está sempre querendo aprender e, como jornalista, pretende um dia dividir seu conhecimento com todos.

Raphael Schoneborn (Rapha). Aos19 anos está cursando Design Digital. Adora andar de skate, jogar basquete e assistir filmes. Atualmente mantém um fotolog.

Fellipe Granzotto. Desde os três anos tem paixão por automobilismo, superagitado, tem mil atividades: é piloto, comentarista de rádio e TV e cursa jornalismo. Possui outro blog.

Sobre Ruffles

Ruffles é uma marca da Elma Chips, empresa do grupo Pepsico, uma das maiores empresas mundiais do setor de bebidas e alimentos, que busca oferecer produtos convenientes e divertidos para seus consumidores. Com 30 anos de mercado, a Elma Chips é líder absoluta em sua categoria, com o mais variado portfólio do mercado de snacks salgados.




Ruffles quer ser anfitriã das conversas de seu público

Já escrevi sobre uma conversa importante que tive com a Thiane da Edelman no ano passado. Deve ter sido nessa ocasião que ela me contou, em off, sobre o projeto de lançar um blog para a batata Ruffles.

Registrei a informação e perguntei se já poderia publicar sobre esse assunto na entrevista que fiz com ela no começo do ano. Mas só agora o projeto está sendo anunciado.

A proposta é simples. Eles garimparam no Orkut e pela Web uma garotada ativa e que de certa forma é referência dentro de suas redes de relacionamento. Eles recebem uma mesada pra fazerem as coisas que gostam - sair, ir ao cinema, baladas, etc - e, em contra-partida, vão registrando suas experiências no blog. (Pelo menos a proposta era essa há um ano.)




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