Warning: Table './db186965_naozero/watchdog' is marked as crashed and should be repaired query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, variables, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '%message in %file on line %line.', 'a:4:{s:6:\"%error\";s:7:\"warning\";s:8:\"%message\";s:40:\"Creating default object from empty value\";s:5:\"%file\";s:93:\"/nfs/c06/h04/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc\";s:5:\"%line\";i:33;}', 3, '', 'http://naozero.com.br/taxonomy/term/635', '', '54.81.82.181', 1500757193) in /nfs/c06/h04/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/includes/database.mysql.inc on line 135
TED | Não Zero

TED

warning: Creating default object from empty value in /nfs/c06/h04/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

A narrativa a partir da qual os "apóstolos" da internet pregam sobre as novas mídias

Clay Shirky é um orador notável, mas quero chamar atenção para outro aspecto desta palestra, registrada recentemente no TED Edimburgo - veja no fim desta página.

Vamos esquecer sobre o que ele está falando e vamos pensar na história que ele está contando. Vamos pensar na narrativa.

Vou tentar resumir: A Ciência confiou aos homens uma revelação. Uma vanguarda de heróis (programadores) e também pessoas de outros círculos estão levando essa "boa nova", por palavras e atos, pelo mundo a fora. Só que essa boa nova não interessa os ricos & poderosos (governos, empresários e reacionários em geral). Mas isso não importa porque a força de convencimento da boa nova, a verdade que ela contém, indica que é uma questão de tempo até essa verdade se espalhar pelo mundo, a despeito dos R&P, e a paz e a luz prevaleçam sobre a discórdia e as trevas.

Eu tenho a impressão de que toda a idéia sobre essa tecnologia - sobre a internet - é contada por esses gurus dessa forma ou de uma forma semelhante a essa. É uma narrativa ultra convincente - é a história principal da Bíblia cristã - que vende uma promossa de redenção. E que tem uma ligação com o pensamento liberal político representado pelo estado da Califórnia: o estado é inimigo das pessoas, impostos servem apenas para alimentar corruptos no poder, algo nessa linha.

Ou não.

Comentários



LittleBits of Geeky Fun: onde compra?!

Este projeto mereceu a chuva de aplausos oferecidos pela platéia do TED que a assistiu. A ideia de simplificar e tornar componentes eletrônicos mais manuseaveis a partir de códigos de cores e imãs está de mãos dadas com o aprendizado que acontece pelo fazer e pelo experimentar. E, meus amigos, que nome sensacional é esse escolhido: LittleBits!

Muitos amigos da infância e da adolescência se envolveram com a eletrônica e seguiram esse chamado para realizar coisas. Eu não dei o passo seguinte, da mesma maneira como tive preguiça para aprender um instrumento. Talvez tivesse sido diferente tendo esse pacotinho de eletrônica quebra-cabeças. Pode ser.

Comentários



Como matar o intermediário: um estudo de caso sobre auto-publicação

Um dia ele criou um blog porque se sentia sozinho em um país estrangeiro.

Com o tempo, o blog se tornou popular e começaram a aparecer convites para publicar nos meios tradicionais.

Essa oportunidade implicou em limitar o acesso do conteúdo dele a "mercados", dificultando ou inviabilizando o acesso a quem não era atendido pelas estruturas de distribuição.

Um dia, ele cansou e, em 1400 palavras, mandou passear os principais jornais da Espanha, do México e da Argentina. E resolveu abrir uma editora.

Ele se propôs a fazer uma revista trimestral, sem nenhuma publicidade, com duzentas páginas, apenas com a participação das pessoas que ele gostava de ler.

De cara, teve dez mil pré-assinantes. Detalhe: a revista é disponibilizada online, grátis.

Vale a pena conhecer esta história:

Comentários



Syndicate content