Warning: Table './db186965_naozero/watchdog' is marked as crashed and should be repaired query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, variables, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '%message in %file on line %line.', 'a:4:{s:6:\"%error\";s:7:\"warning\";s:8:\"%message\";s:40:\"Creating default object from empty value\";s:5:\"%file\";s:93:\"/nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc\";s:5:\"%line\";i:33;}', 3, '', 'http://naozero.com.br/taxonomy/term/749', '', '54.145.69.58', 1492949150) in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/includes/database.mysql.inc on line 135
dilma | Não Zero

dilma

warning: Creating default object from empty value in /nfs/c06/h05/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

Várias coisas que a Copa do mundo está me fazendo pensar e sentir

* Show de abertura chinfrim. Ok que ninguém se lembra de aberturas, mas qualquer carnavalesco teria dado mais estofo e empolgação ao momento. Os olhos do mundo estavam aqui

* A Copa é aqui mesmo? A sensação é de que os brasileiros que irão aos Estádios são os mesmos que iriam se fosse no exterior. O que significa exatamente que a Copa aconteça no Brasil?

* Meu coração brasileiro escolheu ficar só lado dos meninos do Felipão. Eles ganham fortunas mas, diferente de seleções do passado, parece que o grupo é menos moleque. Parece que eles desejam seriamente mostrar a competência, a graça, a inventividade do país. Eles, sim, por suas origens, representam as aspirações da maioria do Brasil. Eram as estrelas, mas eram também talvez os únicos no estádio que viveram o Brasil do andar de baixo.

* Estou confuso em relação aos protestos. A elite que foi ao estádio cuspindo no prato do governo que trouxe a festa para cá. Uma coisa rancorosa. A elite protestando como ralé, deselegante e irresponsável. E como esse protesto ao mesmo tempo contrastava mas também ecoava o daqueles que escolheram protestar nas ruas durante a Copa. Parecia que PSOL e PSDB eram a duas moedas do mesmo lado - o que quer que isso signifique.

* Esses malabarismos ideológicos acabaram por não permitir o extravaso da sensação coletiva de que está Copa custou muito mais caro do que deveria e de que vários canalhas estão agora rindo às nossas custas.

* É também parte do preço da Copa ter que assistir comerciais presunçosamente poéticos que buscam, de um milhão de maneiras, amarrar um nacionalismo raso e babaca com a venda de sanduíches, refrigerantes, cervejas e carros. Mas alguns se distinguem e valem a pena.

* Parece que houve um consenso entre os "especialistas" de que o Fred forjou a falta que levou ao pênalti que desempatou o jogo e abriu caminho para a virada brasileira. Eles parecem dizer também que esse ato, antiesportivo, resume e expõe as fraquezas da nossa alma mulata, que só saberia ganhar traspasseando. Essas observações possivelmente falam mais sobre eles do que sobre o ato em si. Me pergunto por que não falam da malandra simulação do defensor que também desequilibra fingindo não o fazer?

* Em resumo, apesar de tudo e também por causa de tudo, a realização do evento funcionou bem. As pessoas chegaram ao estádio, se divertiram e foram embora sem grandes problemas. A presidenta talvez não esteja tão nua nem tão sozinha. Ao que tudo indica, #vaitercopa. E o Brasil, meus amigos, corre o risco de vencer por seus méritos, para o desencanto de alguns.

Comentários



O gesto corajoso de Camila

Bonito o gesto da atriz Camila Pitanga, de quebrar o protocolo de uma cerimônia oficial para pedir à presidente Dilma que vete o Código Florestal aprovado pelo Congresso.

Comentários



Syndicate content