Warning: Table './db186965_naozero/watchdog' is marked as crashed and should be repaired query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, variables, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '%message in %file on line %line.', 'a:4:{s:6:\"%error\";s:7:\"warning\";s:8:\"%message\";s:40:\"Creating default object from empty value\";s:5:\"%file\";s:93:\"/nfs/c06/h04/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc\";s:5:\"%line\";i:33;}', 3, '', 'http://naozero.com.br/taxonomy/term/752', '', '54.196.126.39', 1503510019) in /nfs/c06/h04/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/includes/database.mysql.inc on line 135
2012 | Não Zero

2012

warning: Creating default object from empty value in /nfs/c06/h04/mnt/186965/domains/naozero.com.br/git/public/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

A narrativa a partir da qual os "apóstolos" da internet pregam sobre as novas mídias

Clay Shirky é um orador notável, mas quero chamar atenção para outro aspecto desta palestra, registrada recentemente no TED Edimburgo - veja no fim desta página.

Vamos esquecer sobre o que ele está falando e vamos pensar na história que ele está contando. Vamos pensar na narrativa.

Vou tentar resumir: A Ciência confiou aos homens uma revelação. Uma vanguarda de heróis (programadores) e também pessoas de outros círculos estão levando essa "boa nova", por palavras e atos, pelo mundo a fora. Só que essa boa nova não interessa os ricos & poderosos (governos, empresários e reacionários em geral). Mas isso não importa porque a força de convencimento da boa nova, a verdade que ela contém, indica que é uma questão de tempo até essa verdade se espalhar pelo mundo, a despeito dos R&P, e a paz e a luz prevaleçam sobre a discórdia e as trevas.

Eu tenho a impressão de que toda a idéia sobre essa tecnologia - sobre a internet - é contada por esses gurus dessa forma ou de uma forma semelhante a essa. É uma narrativa ultra convincente - é a história principal da Bíblia cristã - que vende uma promossa de redenção. E que tem uma ligação com o pensamento liberal político representado pelo estado da Califórnia: o estado é inimigo das pessoas, impostos servem apenas para alimentar corruptos no poder, algo nessa linha.

Ou não.

Comentários



Orkutizando Obama: que tal olhar pro nosso usuário?

Vivi de dentro campanhas eleitorais em 2008 (Kassab) e 2010 (Marina). E a pergunta continua no ar: quando a internet vai desafiar a lógica do dinheiro nas disputas pelo voto? Quando a mensagem do candidato associada ao poder de auto-organização da rede vai mudar o resultado de uma eleição majoritária no Brasil?

A minha hipótese é que isso ainda não aconteceu porque a internet se tornou um espaço de disputa entre as classes AB, que controlam a indústria, e os emergentes, que são a maioria e vêem a internet como grande aliada em seu processo de ascensão social. Agências e grandes produtores de conteúdo têm como Meca o Vale do Silício e tendem a desprezar e se envergonham da maneira como o Novo Usuário da Internet do Brasil (NUIB*) se comporta.

O problema disso é que são 70 milhões de NUIBs só na classe C contra 18 milhões dos usuários no segmento AB. Ou seja, enquanto esse eleitorado é mantido à distância (como uma espécie de "usuário de segunda categoria"), o candidato continuará precisando de dinheiro para fazer suas campanhas usando as chamadas "mídias clássicas", cuja industria está amadurecida para atender todos os segmentos de público.

Na última sexta fiz uma apresentação no Social Media Brasil, aqui em São Paulo, explicando por que prestar atenção nos usuários emergentes e fazendo algumas recomendações aos candidatos que queiram usar a internet como um canal mais eficiente para ativar seu eleitorado. O vídeo abaixo traz a "versão pocket" dessa palestra. Ou veja apenas os slides.

* O termo é meu, para facilitar a referência a este conjunto; baseado no já aceito "Nova Classe Média Brasileira".

Comentários



Syndicate content