Friendfeed e Twitter expandem potencial de comentários em blogs

Uma das medidas de sucesso de um blog é a quantidade de comentários que ele gera. Comentário é mais que apenas uma visita, significa que o conteúdo mobilizou uma parte da audiência. Mas isso traz um problema: a área de comentário não é um espaço flexivel. Para ter acesso a ela, o usuário deve ir ao post e de lá, ler e participar da discussão.

Acabo de ler este post que sugere que soluções como FriendFeed e Twitter estão se tornando o espaço por excelência para comentários e debates. E faz todo o sentido.

Essa solução tira do blog o conteúdo produzido pela comunidade que o acompanha ao mesmo tempo em que amplia, expande e facilita a participação no debate gerado pelo post.

Pode parecer um mal negócio para o blogueiro, mas é um bom negócio para o leitor, e o blogueiro deve aprender a tirar proveito disso.




Comments

É interessante mesmo. Consigo mais feedback pelos meus posts pelo Twitter do que pelos comentários do blog. Acho até bastante saudável, porque a informação de que os meus leitores efetivamente leram e gostaram do que eu posto circula e fica pública.

Outra coisa que notei é que o Twitter é um excelente divulgador de blogs: hoje em dia, ele aparece no meu Analytics em segundo lugar na origem dos meus leitores. Pelo fato de seguir e ser seguida por pessoas interessadas no que tuíto, creio que a qualidade do feedback é maior do que se eu tivesse apostando somente naqueles que caem no blog por ferramenta de busca.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options