Como o Twitter ajuda a resolver o overload informativo e como aperfeiçoá-lo

Overload informativo é um dos assuntos recorrentes deste blog. Outro dia, proseando com o André Passamani, ouvi ele falando que gostaria de não ter que ler a não ser material recomendado e já resumido. Esse é o sonho de quem se embrenhou na rede e está atravessando essa fase de adaptação do broadcast para o "socialcast" (que tal o termo?), a informação transmitida por identificação dentro de grupos de interesse comum informais.

Segue uma reflexão rápida sobre o Twitter como solução pra esse problema e de como essa solução de filtragem poderia ser aperfeiçoada.

Na pré-história da internet, as listas de discussão serviram para isso: colocar voce em contato com desconhecidos que compartilham um interesse determinado com voce. Mas esse filtro se tornou caro demais em termos de tempo de atenção necessário para administrar o fluxo de informação.

Na sequencia apareceu o RSS como solução de filtragem. Ao invés de receber todas as mensagens dos assinantes das listas, apenas certas pessoas - que não necessariamente tinham vínculos entre si - eram convidadas a entrar no espaço privado de cada um. Mas a vontade de receber informação é maior do que a capacidade de processar a informação - principalmente no caso dos heavy-users. Resultado: assinamos coisas demais. - "Puxa, como vou deixar ISSO de fora?" A caixa postal do Reader fica lotada e reduz a motivação de acompanhar o que chega.

O Twitter agora parece ter encontrado uma solução interessante. É o RSS no sentido de que voce assina a informação, mas voce nao precisa parar o que está fazendo para se ocupar disso. Ele fica constantemente aberto. Voce pode acompanhar ao longo do dia. Se alguma coisa aconteceu enquanto voce estiver desconectado, não merece preocupação.

É importante que a solução exija cada vez menos atenção exclusiva. O segredo do Twitter é que ele serve como uma espécie de recreio. De tempos em tempos voce dá uma olhadinha para ver o que há de novo. O esforço para chegar à informação é mínimo: ela já está presente, mas a informação está concisa e ocupa uma janelinha do monitor.

Como melhorar o Twitter? Inserir uma maneira de contextualizar a informação que circula. Uma parte é sugestão de leitura, artigos interessantes, notícias. Outra parte é informação aleatória sobre cada pessoa. E ainda tem convites para fazer coisas: encontros, eventos, etc. Também vi de passagem esses dias uma integração com blog, para título e link dos posts novos aparecerem automaticamente como mensagem enviada. E mais ainda: filtros por reputação: muitas pessoas com as quais voce tem contato abriram esta mensagem. OU o sistema cria uma recomendação de pessoas que voce deveria seguir. Algo assim.




Comments

Existem mtas ferramentas para contextualizar melhor o twitter. Eu msma fiz um twitter apenas p/ as postagens do meu blog usando o twitter feed. Não me preocupo mais em postar novidades no twitter - simplesmente a ferramente pega todo o rss e envia em resumo de cada post e a pessoa escolhe o q deseja ler por completo
O problema é q no twitter tem mta gente q o usa p/ escrever coisas q não representam informação como p ex> estou comendo uma pizza de atum - isso não interessa a ngm e só entope o canal de comunicação
Fiz um outro twitter pessaol onde posto somente qdo tenho alguma novidade sobre minha carreira: algum evento, aula apresentação musical q esteja fazendo. Parece ser este o caminho do bom uso do twitter na minha visao
Existem mtas ferramentas q otimizam o uso do serviço. Basta saber usar a tecnologia c/ inteligência

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options