Um resumo do cenário atual da educação em São Paulo

A educação sendo um direito fundamental a todos faz parte do desenvolvimento humano e auxilia em todas as funções que ele irá prestar na sociedade. Ela tem o objetivo de desenvolver e potencializar todas as capacidades intelectuais de cada indivíduo e fazer com que traga um retorno a população.

A educação é sempre uma das grandes preocupações de todos os pais e responsáveis, um ensino de qualidade e a certeza do aprendizado de seus filhos é algo bastante importante quando se fala em educação. Municípios e estados também tem como principal ponto de investimento a educação, com o governo sempre investindo em diversas formas e materiais que auxiliam e contribuem para o aprendizado de todos os brasileiros.

Investimentos em educação no estado de São Paulo  

Com o intuito de auxiliar os alunos no aprendizado escolar a secretaria de educação de diversos estados do Brasil vem lançando materiais que incentivam o ensino e facilitam o conhecimento em diversas áreas de estudo, como é o caso da secretaria da educação do estado de são Paulo. O estado de são Paulo desenvolveu o Caderno do Aluno, que é um caderno que auxilia os professores e contribui positivamente no ensino desses alunos.

Esses cadernos são distribuídos nas escolas de rede publica de todo o país e são destinados aos alunos do ensino fundamental ate o médio.  Eles podem ser disponibilizados de forma digital para casos de alunos que possuem aparelhos que apoiam o aprendizado.

Nesses cadernos estão presentes dicas de estudo, exercícios de fixação, mapas, tabelas e alguns textos explicativos sobre os assuntos.  No ensino fundamental é dado aos alunos vários cadernos onde cada um corresponde a uma matéria fixa do plano de ensino e são renovados a cada bimestre, totalizando 32 unidades de cadernos para cada aluno. No caso do ensino médio devido ao maior número de matérias são disponibilizados no ano um total de 48 cadernos.

O acompanhamento dos professores com esses alunos é feito através do caderno do professor que possui as mesmas características, o único diferencial é que como é um material de controle ele possui os gabaritos e materiais complementares.

Como ter acesso a esses materiais de apoio ao ensino?  

Para ter acesso ao Caderno do Aluno 2021 é necessário estar matriculado em uma das instituições de ensino da rede publica que oferece esse material. Com a matricula feita de maneira adequada todos os alunos da unidade irão receber assim que iniciarem a distribuição. No caso desses materiais de forma digital é necessário o acesso a Secretaria de Educação do estado de interesse, procurar os serviços e então assim terá os arquivos digitalmente. Incentivos a educação como esse fazem o estado e o país crescer  de forma exponencial.